Estímulo aos bebês pode começar desde a chegada da maternidade

Cheguei em casa com meu bebê, e agora?

 

Parece precoce, mas pode ajudar em muito no crescimento e fortalecimento ósseo das crianças se elas começarem a ser estimuladas logo nos primeiros dias de vida. E pode ser como uma brincadeira ou como troca de carinho dos pais. Conversas, massagens e brincadeiras podem ajudar e muito no desenvolvimento correto para cada etapa de crescimento dos pequenos.

 

Um bom bate papo diário e uma posição diferente no berço já surte efeito. “É nítido que crianças que recebem estímulos prazerosos dos pais começam a engatinhar, falar, andar e aprender com mais facilidade do que as outras”, diz a fisioterapeuta pediátrica Fernanda Davi. A especialista explica que mostrar para os bebês os gestos e movimentos que o próprio corpinho deles é capaz de fazer estimulam para que as descobertas aumentem a cada mês.

 

E não precisa esperar muito para começar. Os recém nascidos já podem ter brinquedos coloridos e sonoros no berço. Além de chamar a atenção ao olhar, eles provocam a audição. Cores fortes, em especial a vermelha, são as que mais agradam. “As mães podem conversar o tempo todo, mostrar a casa, o quarto do bebê, mostrar onde ficam os brinquedos, tudo isso desenvolve a atenção”, orienta. Dá até para começar a brincar logo no primeiro mês. Peças educativas apropriadas para a idade, que não machucam e nem possam ser engolidas podem ser colocadas nas mãos do bebê. Dessa maneira, inicia a percepção do tato e das mãos.

 

A partir do primeiro mês já pode começar com movimentos físicos. “Deixar as crianças de barriga para baixo é o primeiro passo para estimular o controle de cabeça. Mas é importante lembrar que esse, assim como o restante dos estímulos, precisam ser pra prazerosos para a criança. Da mesma maneira que é extremamente benéfico para o desenvolvimento pode se tornar estressante e prejudicar até o sono dos pequenos”, alerta Fernanda.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: