A alimentação de bebes prematuros dois desafios se impõe, manter a produção de leite da mamãe e estabelecer uma amamentação exclusiva. Por serem baixo peso, os prematuros cansam muito rápido, param freqüentemente a sucção para respirar e acabam dormindo na hora das mamadas. Além disto, os prematurinhos choram muito mais com a alimentação no seio do que quando recebem a mamadeira. É importante que a mamãe familiarize com esta espeficidade, pois o choro muitas vezes é percebido pela família como leite insuficiente e pausas durante a mamada podem ser erroneamente interpretadas, levando uma retirada precoce do peito e ganho ponderal insuficiente, aumentando o risco de desmame.
O que fazer nesta situação:
– Ofereça alguns minutos em cada peito e complemente com mamadeira, copinho, colherzinha, ou sondinha (com o próprio leite ordenhado se possível).
– Como a sucção do prematuro é pouco eficaz, o peito da mamãe fica pouco estimulado e conseqüentemente com pouco leite, por isso, manter a ordenha mecânica se faz necessário após as mamadas do bebe.
Deixe um comentário