Amamentação x Prematuridade

Por enfermeira Mariana Rios

A alimentação de bebes prematuros dois desafios se impõe, manter a produção de leite da mamãe e estabelecer uma amamentação exclusiva. Por serem baixo peso, os prematuros cansam muito rápido, param freqüentemente a sucção para respirar e acabam dormindo na hora das mamadas. Além disto, os prematurinhos choram muito mais com a alimentação no seio do que quando recebem a mamadeira. É importante que  a mamãe familiarize com esta espeficidade, pois o choro muitas vezes é percebido pela família como leite insuficiente e pausas durante a mamada podem ser erroneamente interpretadas, levando uma retirada precoce do peito e ganho ponderal insuficiente, aumentando o risco de desmame.

O que fazer nesta situação:

– Ofereça alguns minutos em cada peito e complemente com mamadeira, copinho, colherzinha, ou sondinha (com o próprio leite ordenhado se possível).

– Como a sucção do prematuro é pouco eficaz, o peito da mamãe fica pouco estimulado e conseqüentemente com pouco leite, por isso, manter a ordenha mecânica se faz necessário após as mamadas do bebe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: