Por Nutricionista Raquel Righi
Olás Mamães!
Gostaria de me apresentar, meu nome é Raquel, sou nutricionista e junto com o Bebe-à- Porter falaremos um pouco sobre nutrição durante a gestação e amamentação.
Vamos começar falando um pouquinho sobre ácido fólico e zinco.
É de conhecimento de todos que a gestação é um período em que o corpo da mulher demanda muitos cuidados devido as alterações hormonais que ocorrem nesse período.
Normalmente as mamães ficam muito atentas a suplementação de ácido fólico.
É fato sim, que esse suplementação é de extrema importância principalmente para a formação da coluna vertebral do bebê.
Porém essa suplementação deve ser acompanhada de uma alimentação ou suplementação de Zinco pois para utilizar todo o ácido fólico o nosso corpo precisa “gastar” o zinco.
Vale ressaltar aqui que o zinco é um mineral muito importante para o corpo por participar de diversas reações e por ser um poderoso antioxidante.O zinco tem várias funções. Seu papel é crucial no crescimento e na divisão das células, quando é necessário na síntese de proteínas e de DNA, na atividade da insulina, no metabolismo dos ovários e testículos e no funcionamento do fígado. Como componente de muitas enzimas, está ligado ao metabolismo de proteínas, carboidratos, lipídios e energia.
Alguns alimentos onde vocês poderão encontrar o Zinco: oleaginosas (castanhas e grãos), leite e derivados (porém em pequenas quantidades), feijões e lentilhas e as sementes de abóbora.
Deixe um comentário